O Segundo Suspiro - Philippe Pozzo di Borgo

13:47


Philippe Pozzo di Borgo é um homem rico, culto, apaixonado por grandes aventuras e pela sua mulher Béatrice. Ao lado dela passou momentos de amor e felicidade, e também angústias e sofrimentos. Quando o câncer dela é diagnosticado o mundo vira de cabeça para baixo, mas os dois permanecem firmes. Quando Philippe sofre um acidente que o deixa tetraplégico, tudo desmorona mais uma vez. Mas ele não está sozinho nessa. Abdel, um assistente pessoal muito peculiar, é o seu fiel companheiro nessa dura jornada.

Se você nunca viu o filme Intocáveis não sabe a história maravilhosa que está perdendo. Se já viu saiba que este livro, o qual inspirou o filme, vai encher seu coração de esperança da mesma maneira que a produção dos diretores Eric Toledano, Olivier Nakache o fez (e isso significa que daqui a uns dias terá post na coluna Cineliteratura!)

Philippe Pozzo di Borgo dividia seu tempo entre os negócios altamente rentáveis e a sua querida esposa Béatrice, por quem era apaixonado desde a faculdade. Juntos, os dois sobreviveram aos constantes abortos espontâneos, ao câncer e ao acidente que o deixou sem os movimentos do pescoço para baixo. Mas juntos eles também viveram com muito entusiasmo a chegada dos filhos adotivos, as férias de verão, as viagens, os aprendizados, e a cumplicidade presente pelos vários anos que estiveram casados até que doença a levou. 

Neste livro Philippe conta histórias da sua vida. Histórias que aconteceram antes e depois do acidente, histórias de suas dores, suas alegrias e seus medoS. A maioria delas sem uma data específica. Apenas relatos de suas lembranças, como em um diário deixado em cima do criado mudo para guardar todos os pormenores de um homem que absorveu com muita sensibilidade os acontecimentos do seu passado. 

Béatrice está em praticamente em todas elas. Os capítulos curtos, estruturados em parágrafos igualmente breves, traduzem os sentimentos do autor que, apesar de imóvel em uma cadeira de rodas – ou em uma cama – não deixou de pensar ou sentir com muita intensidade. Então, conhecemos seus hábitos, suas cultas preferências, seus diálogos e até seus delírios e constrangimentos. 

Abdel também é um personagem importante. Afinal fora ele que, com toda as particularidades que trouxe da sua condição de imigrante, morador da periferia da França e visitante frequente de celas e delegacias, levou à Philippe a cura da sua depressão pós-morte de Béatrice e algumas aventuras que nenhum outro assistente pessoal dotado do mínimo de responsabilidade e profissionalismo seria capaz de proporcionar. 

Abdel estragou muitos carros de luxo de Philippe, infringiu muitas leis, agrediu muitas pessoas e cometeu vários ilícitos penais. Mas também agregou a um homem desestruturado, o humor, a esperança e a proeza em deixar a vida leve mesmo quando tudo ao redor contribui para o contrário. 

O Segundo Suspiro não é necessariamente um livro sobre superação, mas sim a oportunidade de conhecermos a intimidade de alguém que encarou seus desafios e tirou lições de todos eles. Alguém que não era muito religioso e depois se pegou rezando e refletindo as ações de Deus na vida dos humanos. Um homem afortunado de riquezas, mas cheio de perdas pelo caminho. Alguém que teve vontade de desistir várias vezes, como muitas vezes nós temos também, mas tentou manter-se firme diante dos filhos que ainda cresciam e da possibilidade de viver da melhor maneira perante as limitações. 

E é também a história de uma grande amizade entre duas pessoas inicialmente opostas em muitos quesitos, mas que encontraram uma ponte que os uniu e construiu um laço de confiança e companheirismo. 



Sobre o autor
Philippe Pozzo di Borgo vive atualmente entre o Marrocos e a França na companhia de sua esposa Khadija, com quem está casado desde 2004, e de dois filhos adotivos



Título: O Segundo Suspiro
Autor: Philippe Pozzo di Borgo
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 230
Avaliação do Skoob: 3.4
Avaliação do Blog: 5.0

Você pode gostar também

0 comentários

Onde Comprar

Facebook