Olhos Vendados - Faye Kellerman

23:57


Um crime contra uma das famílias mais ricas dos Estados Unidos faz o detetive Peter Decker trabalhar em um dos casos mais difíceis de sua carreira. No meio da noite ele recebe uma ligação para comparecer ao Rancho Coyote onde seis pessoas foram mortas, entre elas o bilionário Guy Kaffey, chefe da família e dono de grandes empreendimentos. Um trabalho difícil e cheio de mistérios que fica ainda mais complicado quando as ameaças se voltam contra sua própria família.

Peter Decker já tem uma longa carreira na polícia da Califórnia e não é à toa a sua fama de excelente detetive. Ele vive com a mulher Rina e a filha adolescente, Hannah, objeto de suas preocupações e superproteção. 

O caso Kaffey choca o país por suas vítimas serem conhecidas do universo financeiro e por seus negócios bem-sucedidos que levaram seus integrantes aos postos de bilionários. Quando Decker é chamado para investigar o caso ele se vê diante de uma cena de crime que em um primeiro momento se mostra cheia de lacunas. Foi um assalto que acabou mal? Um assassinato premeditado? Como os bandidos entraram em uma fortaleza tão cheia de seguranças? O culpado é alguém da casa? Essas e mais outras tantas perguntas são o ponto de partida para o investigador e sua equipe.

Rina trabalha como júri em um tribunal da cidade. Certo dia, um homem a aborda em uma lanchonete e pede que ela descreva dois homens que conversam em uma mesa próxima dali. Depois de entender que o pedido inusitado se dá pelo fato de um homem ser cego, ela o atende, sem se dar conta que está tomando conhecimento de uma prova importante do caso que o marido está investigando. A partir daí o detetive Decker fica entre a investigação penosa de múltiplos assassinatos e a busca pela segurança de sua família.

Apesar deste esqueleto narrativo ser aparentemente a base para uma boa história, Olhos Vendados não passa de um romance policial com os mesmos fatores de muitos outros que vemos por aí. Um ataque a uma família poderosa, dinheiro e poder envolvido, um detetive gente fina e comprometido com o trabalho, e uma tentativa frustrada de embaralhar a mente do leitor com muitos suspeitos. 

Pra começar, não gosto de histórias com dezenas de personagens que me fazem chegar à metade do livro não sabendo mais quem é quem e me confundindo os nomes. Somente na delegacia onde Decker atua são sete investigadores em sua equipe, todos com nome e sobrenomes citados e seus passados contados. Fora as testemunhas, os inúmeros suspeitos, a família dos suspeitos e uns personagens que aparecem em duas páginas e nunca mais são vistos no livro. Acho que não tem necessidade de dar nomes a todos os bois e seria possível ter uma narrativa mais enxuta neste ponto. Aliás, não só neste. Decker é um amor de pessoa, mas suas investigações e a de seus auxiliares são demoradas e pouca coisa se aproveita para o desfecho final. 

E falando em final ele também não tem nada de surpreendente – o que seria minimamente compensatório depois de um livro inteiro mais-do-mesmo. O responsável pelos assassinatos é de fato quem você vai pensar que é durante toda a leitura, então não espere nenhuma surpresa. 

Mas, contudo, entretanto, para não dizer que absolutamente nada me agradou na obra de Faye Kellerman, eu gostei da relação de Decker e sua esposa Rina. Eles são parceiros, cúmplices e muito apaixonados. Uma pena que a ideia inicial da autora não tenha sido explorar a relação amorosa do grande detetive. Teria dado muito mais certo que envolver sangue, crimes e assassinos.

Sobre o autor
Faye Kellerman nasceu em St. Louis, Missouri e cresceu em Sherman Oaks, Califórnia.Ela obteve um BA em matemática e um doutorado em odontologia na UCLA e realizou pesquisas em biologia oral. A primeira novela inovadora de Kellerman, The ritual bath, foi publicada em 1986 para uma ampla aclamação crítica e comercial.


Título: Olhos Vendados
Autor: Faye Kellerman
Editora: Haper Collins Brasil
Ano: 2016
Páginas: 368
Avaliação do Skoob: 3.0
Avaliação do Blog: 1.0

Você pode gostar também

0 comentários

Onde Comprar

Facebook