As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

16:44

Eu sou a pessoa mais suspeita do mundo para falar de Sherlock Holmes depois do Arthur Conan Doyle, eu suponho, então quaisquer edições/adaptações que tenham sido feitas a partir de seus contos eu vou gostar. Li o primeiro livro do Sherlock na escola, já tinha ouvido falar do famoso detetive, claro, mas até então nunca tinha tido a curiosidade de ler, até encontrar um exemplar por acaso na biblioteca. 

Grande já era a minha atração pelo mundo ficcional dos crimes e suas resoluções. Naquela época eu já passava meu tempo assistindo à todas temporadas de CSI: New York. Mas a genialidade do Sherlock me impressionou ainda mais. Seus incríveis métodos de dedução, seu raciocínio rápido e sua visão perspicaz fizeram dele o meu personagem preferido da literatura entre todos os gêneros. 

Como todo fã, meu sonho é ter todas as edições possíveis dos livros, mas até agora essa é a única que tenho, o primeiro da série As Aventuras de Sherlock Holmes. São doze casos reunidos em uma edição de bolso de luxo, com mais de cinquenta ilustrações originais, publicadas no século XIX em jornais da época, na voz do médico Watson.

As histórias desse volume são: Escândalo na Boêmia, As Faias Acobreadas, Um caso de identidade, O mistério do Vale Boscombe, As cinco sementes de laranja, O homem da boca torta, O Carbúnculo Azul, A Liga dos Cabeças Vermelhas, O polegar do engenheiro, O nobre solteirão, O Diadema de Berilos e A banda malhada

Sherlock e Watson saem em busca da resolução dos casos mais interessantes e curiosos que podem encontrar. Como o próprio detetive diz, os crimes comuns não o atraem. Em As cinco sementes de laranja, por exemplo, ele precisa descobrir porque homens estão morrendo depois de receber pelo correio sementes da fruta; e em O Carbúnculo Azul ele busca saber como um diamante foi parar no papo de um ganso. Mas nem sempre Holmes levou a melhor. No primeiro conto do livro, Escândalo na Boêmia, ele é sutilmente enganado por uma mulher e o caso acaba não sendo resolvido como ele queria. 

Ainda assim, Sherlock é astuto, inteligente, e tem um faro apurado como o de ninguém. Sua vida antissocial característica não o deixam menos famoso na cidade de Londres e todos sabem seu endereço: Baker Street 221B. Seu gosto por violino e suas manias esquisitas fazem dele um personagem ainda mais singular.



As aventuras de Holmes foram parar em filmes e séries. Já teve Benedict Cumberbatch e Robert Downey Jr. e Ian McKellen como seus intérpretes. Em uma adaptação moderna e americana da série (não muito boa a meu ver) também teve Jonny Lee Miller como Sherlock e Lucy Liu como Watson (sim, uma mulher como braço direito do nosso detetive). Quem sabe eu faço uma semana Sherlock no Cineliteratura e comente todas essas produções. De qualquer modo, se vocês ainda não conhecem a fundo Sherlock Holmes, fica aqui a minha mais sincera recomendação.


Sobre o autor
Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) foi médico e escritor. Sua obra contempla gêneros tão diversos quanto ficção científica, romance históricos, poesia e não ficção, mas seu maior renome se deve sem dúvida às histórias do detetive Sherlock Holmes, que incluem contos e romances.





Título: As Aventuras de Sherlock Holmes
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Zahar
Ano: 2012
Páginas: 415
Avaliação do Skoob: 4.3
Avaliação do Blog: 5.0

Você pode gostar também

0 comentários

Onde Comprar

Facebook