Histórias do Pacífico Sul - James A. Michener

22:11


Um livro cheio de histórias da Segunda Guerra Mundial, contando não só a parte cruel e sangrenta, como também dos amores e amizades por trás dos soldados e marinheiros. Histórias do Pacífico Sul foi vencedor do Prêmio Pulitzer de ficção em 1948 e deslanchou a carreira de James A. Michener como contador de histórias.

A maioria dos contos são longos e escritos na primeira pessoa. Dão uma visão de como era sair de casa e ir lutar na guerra, a saudade da família, a adaptação ao novo modo de viver e sobreviver. Muitos personagens vão aparecer em boa parte das histórias, como Tony Gry e Bus Adams. 

As nativas da região, que fizeram a cabeça dos soldados, serão protagonistas de histórias de amor, violência, preconceito, e ao longo do livro aparecem como belas, bem-cuidadas, educadas, ou malvestidas, ou “selvagens”, como às vezes são chamadas pelos oficiais. O que não podemos negar é que elas têm seu papel como enriquecedoras dos contos. 

Confesso que demorei um pouco para ler este livro. Li as primeiras cem páginas, deixei de lado e só voltei para cumprir com minha lista de leituras. Mas acabei me surpreendendo em alguns capítulos. Alguns deles são bem monótonos, porém outros são convidativos para chegar até o final. Principalmente os que contam os amores impossíveis ou batalhas fervorosas. 

É o primeiro romance histórico que leio e suas características são bem fortes desse gênero. As páginas trazem à nossa memória uma época onde as pessoas se correspondiam por cartas e fotografias eram raridades. A experiência de ler um livro assim foi notável, sem dúvida.

Sobre o autor
James Albert Michener era um autor americano de mais de 40 livros, a maioria dos quais eram fictícios, longas sagas familiares que cobrem a vida de muitas gerações em particular locais geográficos e incorporando sólida história. Morreu em 16 de outubro de 1997, com noventa anos, no Texas, EUA.



Título: Histórias do Pacífico Sul
Autor: James A. Michener
Editora: Mérito
Ano: 1953
Páginas: 443
Avaliação do Skoob: 3.5
Avaliação do Blog: 2.0

Você pode gostar também

0 comentários

Onde Comprar

Facebook