Fala sério, amiga! - Thalita Rebouças

11:22


O primeiro livro da Thalita Rebouças que eu li foi aos doze ou treze anos. Emprestado, li em uma tarde e fiquei apaixonada pela Maria de Lourdes, ou Malu. Fala sério, mãe! é cheio de histórias engraçadas e perfeito para uma menina na pré-adolescência. Depois disso não tive oportunidade de ler os outros livros da série, um pouco por ter descoberto outros gêneros que me atraíam mais e também por falta de livrarias na cidade onde eu morava. Mas criei um carinho muito grande pela Thalita Rebouças e pude encontrá-la pessoalmente dez anos depois <3

Semana passada acontecia aqui em São Luís a 10ª edição da Feira do Livro. No meio da programação, ou melhor, no começo, na segunda-feira, eu saí de casa no meio da tarde pra sentar na primeira fila e ver/ouvir a Thalita contar de pertinho todas as suas histórias. Foi maravilhoso conhecer a escritora simpática e alegre que existe por trás da Malu. Deixo aqui o registro do autográfo que ganhei, mas lá no meu instagram pessoal @mendesabryna vocês podem conferir a minha tietagem profissional hehe



Mas falando do Fala sério, amiga!, livro que eu comprei especialmente pra receber a assinatura da Thalita (rs), vem na mesma linha dos demais e conta a relação da Malu com suas melhores amigas: Alice, Helô, Duca, Bené e Nanda. Desde a primeira briguinha de colegagem na piscina, até o momento único de afeto com elas, Malu conta com muito humor como é ter as melhores e mais doidas amigas do mundo.

São dezenas de contos, em capítulos separados por idade, que fazem qualquer adolescente se sentir dentro das histórias. Todo mundo tem pelo menos uma amiga por perto parecida com as que Malu tem. Isso aproxima e faz com a gente tenha um carinho especial pelo livro. A Malu é uma menina alto astral, esperta, e que não pensa duas vezes quando o assunto é amizade. 

Os episódios contam como elas se conheceram, como passaram pelo primeiro beijo com o menino mais popular (ou não) da escola, primeiro namorado, aniversários, shows das bandas preferidas, e conta até das amigas que não eram tão amigas assim. 

A linguagem é bem juvenil, com gírias dos anos 2000 (a primeira edição foi lançada em 2008), e narrativa cheia de diálogos que te deixa com a sensação de estar no meio do grupinho delas na escola ou no quarto da Malu, vendo filmes e comendo brigadeiro de panela.

A Thalita tem um dom natural de se comunicar muito bem com leitores dessa idade e isso explica porque ela arrasta multidões de adolescentes por onde passa. 

A série Fala sério! tem seis livros e o Fala sério, mãe! está em produção para os cinemas com estreia para o ano que vem e Larissa Manoela no papel de Malu. Estou ansiosa para conferir o resultado! Quem gosta do gênero infanto-juvenil ou não sabe qual livro dar de presente para a filha/irmã/sobrinha/prima, a série é uma boa opção. Cada menina tem um pedacinho da Malu <3

Sobre a autora:
Thalita Rebouças é carioca de 1974. Jornalista de formação, acabou optando por abandonar as redações para se dedicar à literatura. 


Título: Fala sério, amiga!
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Ano: 2012
Páginas: 239
Avaliação do Skoob: 3.6
Avaliação do Blog: 3.0

Você pode gostar também

0 comentários

Onde Comprar

Facebook