1808 - Laurentino Gomes

08:06




"Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil". O subtítulo de 1808 já é um direcionamento do que se trata esse livro que conta de uma maneira diferente um pouco da história da Brasil.

Sucesso de vendas e primeiro livro da série escrita por Laurentino Gomes, 1808 conta em detalhes os motivos da corte portuguesa ter vindo parar no Rio de Janeiro e como isso foi fundamental para definir as raízes brasileiras.

Dom João VI e sua trupe teriam fugido de Portugal depois de uma ameaça de invasão francesa, e com a ajuda da Inglaterra fizeram uma viagem longa e cheia de riscos até serem recebidos na capital Rio de Janeiro por um povo curioso e de certa forma abertos a receber os novos moradores. Os portugueses, por outro lado, ficaram em maus lençóis, abandonados e sem um governo organizado.

O interessante do livro são os retratos minuciosos dos personagens, desde o relato de suas rotinas até a caricatura de seus corpos e rostos. Dom João e Carlota Joaquina, por exemplo, tiveram todas suas vidas destrinchadas em ricos detalhes. Um personagem muito importante que teve seu merecido destaque foi Marrocos, o livreiro responsável não só por manter a Biblioteca Real de pé como servir aos futuros historiadores relatos dessa época através de cartas que enviou ao seu pai e sua irmã em Portugal, durante sua morada no Brasil.

O autor não deixa de mencionar ainda a dura fase de escravidão, deixando números assustadores dos atos desumanos que eram cometidos naquela época. A corrupção também não ficou de fora e Laurentino deu uma boa base histórica para se entender como o país herdou esse mal que assola os brasileiros até hoje.

A linguagem de 1808 é leve e facilmente compreensível. É de fato um livro que buscou levar ao conhecimento dos "leitores comuns" esse pedaço tão importante da nossa história. Apesar de não poder avaliar a obra com olhos técnicos de uma historiadora - e de ter lido críticas ferrenhas ao modo de escrita e pesquisa do autor - achei que o livro cumpriu bem seu papel e finalmente eu pude entender algumas coisas que não aprendi nem com reza na escola rs.

Sobre o autor
Laurentino Gomes nasceu no ano de 1956, na cidade de Maringá, no Paraná. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal do Paraná e fez pós-graduação na área de Administração, na Universidade de São Paulo (USP). Ganhou o Prêmio Jabuti em duas categorias em 2008 com o livro 1808.


Título: 1808
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Globo Livros
Ano: 2014
Páginas: 414
Avaliação do Skoob: 4.0
Avaliação do Blog: 4.0

Você pode gostar também

0 comentários

Onde Comprar

Facebook